Sabugilândia
  

CÔRTE DE MOMO 

 

 

Glauber Azevedo e o bloco Los Hermanos organizam a festa para eleição da Rainha do Carnaval de São João do Sabugi 2014, que terá lugar no Clube Municipal, em 08 de fevereiro próximo. Às 20 h, haverá o concurso de onde sairão a Rainha, o Rei, a Quenga e o Papangu, seguido de baile, às 23 h, animado por Renato Marinho e Uz Frajolaz, de Patos – PB.

Quem ostenta a faixa real e estará se despedindo nesta data é Maria das Graças Alves, Rainha do Carnaval de São João do Sabugi em 2013, que vocês vêem na primeira e na última fotografia deste post...

Vejam alguns flagrantes do ensaio fotográfico realizado com as candidatas ao título de Rainha do Carnaval:

 

Josimária Patrícia Dantas de Brito

18 anos

 

 

 

Judite Alice de Morais Bisneta

17 anos

 

 

 

Silvana Dantas da Silva

19 anos

 

 

 

Sílvia Letícia Araújo de Oliveira

17 anos

 

 

 

Produção visual: Aninha Massilon e Kívia Kiara

Looks: Aninha Variedades

Fotos: Ítalo Morais (Tecgraf – Contatos: 9605.4063)

 

 

 

Ah, ia esquecendo: Aninha Variedades informa que está oferecendo descontos de 20% nas compras à vista...



Escrito por Quintino Medeiros às 17h02
[] [envie esta mensagem] []


 
  

MARIA DE AMÉRICA

 

Abra a janela e respire o novo ar da manhã. Quando um dia você acordar sem o som do relógio do lado. Quando um dia você levantar sem lugar, sem dever, sem patrão. Abra a janela e respire o novo ar da manhã.

(Alexandre Vieira, em "Voando alto", da banda gaúcha "Inconsciente Coletivo")


Eis que nossa irmã, prima e amiga Maria de América estará se apresentando no céu, com suas vestes de rainha e seu riso de menina traquina, sedenta de fazer artes. Para um público mais seleto – Deus, os santos e os anjos todos – Maria cantará as mesmas canções e os mesmos dramas de antanho, com os quais se mostrou para todos nós. Por isso, fomos privilegiados pelo seu convívio, por sermos seus contemporâneos...

Filha dos saudosos João Redondo e América – aquele marchante e agricultor, esta artesã – Maria nasceu em 1º de setembro de 1940 e, em face disso, costumava comemorar o seu aniversário com a audição do Hino Nacional Brasileiro, abrindo a Semana da Pátria. Durante mais de 73 anos, Maria Francinete de Morais foi a guardiã dos textos dos dramas antigos e das receitas de guloseimas quase esquecidas, como alfenins e quebra-queixos.

Onde se batia numa lata, Maria de América aparecia, principalmente se houvesse apresentações teatrais, de música ou de dança. Vestia-se de cores fortes e brilhos intensos, declamava versos, saracoteava, cantava modinhas de outrora, executava bailados populares.

As festas do Grupo de Idosos “Recordação do Passado”, a Festa do Folclore e a troça Ô Insônia eram os palcos privilegiados para a exibição da menina Maria de América, que também valia-se dos altares do mês mariano como cenários para exibir o seu artesanato de flores, coroas e asas de anjos, o seu saber de formas e cores recortados em papel de seda, crepom e prístino cintilante.

Agora nos despedimos provisoriamente da grande brincante do bloco alternativo Ô Insônia: ela nos deixa, mas não queremos encarar esse desligamento com tristeza, porque era só alegria e sua visão de mundo deixava-se perpassar de festa e de fantasia. Façamos dessa passagem um drama suave, como aqueles que Maria entoava.

Temos a lamentar que os cantos, os atos teatrais, os passos ingênuos, os saberes de rezas e ingredientes tenham sido levados junto consigo, pois Maria de América nunca se preocupou em fazer discípulos. Da noite dos tempos de suas andanças, por onde guardou ensinamentos e conselhos dos muito mais velhos, para este dia de passagem, sepultamos com o seu corpo coroado de rainha toda essa sabença.

Que os sabugienses dêem muitos “vivas” para essa mestra de saberes e fazeres, viva e ativa personagem inesquecível da cultura de São João do Sabugi. Todos os brincantes do Ô Insônia sentirão sempre muitas saudades...


(O texto acima foi lido ontem por Nanana Medeiros em nome da troça carnavalesca Ô Insônia, como “Elogio Fúnebre para Maria de América”, durante a sua missa de corpo presente, celebrada na Igreja Matriz de São João Batista, em São João do Sabugi – RN)



Escrito por Quintino Medeiros às 11h41
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO



OUTROS SITES
 ANCHIETA FRANÇA
 ANNA JAILMA
 SABUGILÂNDIA 1
 SABUGILÂNDIA 3
 UOL - O melhor conteúdo


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!